As redes sociais foram tomadas, semana passada, por declarações de amor entre namorados. Em todo o mundo, comemora-se, em 14 de fevereiro, o Dia de São Valentim (Valentine’s Day), data até pouco tempo ignorada no Brasil, mas que já começa a ser lembrada pelos casais como mais uma oportunidade de expressar seus sentimentos. O namoro, afinal, ganhou novo status nas últimas décadas, gerando, inclusive, repercussões no Direito das Famílias.

Com novas perspectivas assumidas por esses relacionamentos, os contratos de namoro se tornaram mais populares nos últimos anos. O cenário foi intensificado com a pandemia da Covid-19, quando muitos casais optaram por passar a quarentena vivendo juntos.

Houve um aumento exponencial do enfrentamento do tema nos debates da doutrina e da jurisprudência brasileiras. Anos atrás, havia uma falsa crença de que o contrato de namora tinha seu único propósito sendo fraudulento, buscando ocultar uma união estável.

Com o passar do tempo, houve uma compreensão de que é legítimo e democrático acolher o desejo daqueles que optam por viver um relacionamento afetivo, amoroso e sexual, mas sem gerar efeitos jurídicos. A pandemia do Coronavírus também ajudou a aquecer o tema. Muitos casais que optaram por quarentenar juntos assinaram tal contrato para evitar que ocorresse qualquer confusão patrimonial indesejada.

Orientações para casais interessados

O contrato de namoro é uma espécie de negócio jurídico no qual as partes, que estão tendo um relacionamento afetivo, acordam consensualmente que não há entre eles objetivo de constituir família. Por consequência, afasta-se a constituição de uma união estável e dos direitos dela decorrentes, como pensão alimentícia, partilha de bens, direito real de habitação e direitos sucessórios.

Para aqueles que se interessaram, em primeiro lugar, o casal deve ter consenso sobre o fato daquele relacionamento ser um namoro e não gerar efeitos patrimoniais típicos do Direito de Família e das Sucessões. Recomendando fortemente a contratação de advogados familiaristas para que seja elaborado um documento sob medida para aquele casal.

Os tabelionatos, hoje, possuem alguns modelos, mas por vezes esses documentos terão cláusulas genéricas que não vão atender às necessidades daquele par. Por isso, o momento atual é vocacionado para que  cada relacionamento seja compreendido com suas peculiaridades e que o contrato de namoro contemple isso.

Os procedimentos podem evitar que surjam problemas à frente. No futuro, em caso de eventual judicialização, o documento poderá ser de grande valia como elemento de prova para auxiliar o convencimento do juízo sobre o real contexto vivido na época e resguardando os interesses daqueles que firmaram o contrato.

Acompanhe nossos demais artigos de família clicando no link abaixo:

Veja também nossos últimos artigos sobre as demais áreas do direito:

  • Fui matricular meu filho e negaram, o que fazer?
    Fui matricular meu filho na creche/pré-escola, e a secretaria disse que não possui vagas, mas vai colocá-lo na lista de espera. É isso mesmo? Preciso trabalhar e não tenho com quem deixar meu filho. O Ler mais…
  • Como saber se tenho Direito a receber Auxílio-Doença?
    Essa é uma pergunta muito frequente. Normalmente ela vem acompanhada da falta de condições para o trabalho devido a situação de doença em que a pessoa não consegue se sustentar, nem sua família. Se você Ler mais…
  • Separação Direto no Cartório
    Saiba o porquê de prosseguir por esta via: MAIS TRANQUILIDADE, É MAIS RÁPIDO E MAIS BARATO Quando pensamos em separação, a primeira imagem que vem à cabeça é um processo com brigas, caro, angústia, conflitos Ler mais…
  • O regime de bens e sua importância
    A escolha do regime de bens é quase sempre ignorada, seja por desinformação ou por ser percebido como um assunto delicado entre o casal. No entanto, ela dirigirá toda a vida patrimonial durante e logo Ler mais…
  • REGIME TRIBUTÁRIO: QUAIS OS PRINCIPAIS TIPOS E COMO ESCOLHER O IDEAL?
    Nosso ponto de partida é que o Brasil apresenta uma altíssima complexidade em sua legislação tributária, que engloba um emaranhado de leis, decretos, portarias e resoluções. O primeiro passo ao fazer a abertura de uma Ler mais…
  • QUEM É CONSIDERADO HERDEIRO?
    Em razão do óbito de uma pessoa, imediatamente ocorre a transmissão da herança aos seus herdeiros. Por outras palavras, os herdeiros assumem a titularidade dos direitos e obrigações do falecido. O patrimônio é recebido pelos Ler mais…

2 comentários

שירותי ליווי · 23 de Agosto, 2022 às 4:09 am

Can I just say what a relief to uncover an individual who really understands what theyre talking about on the web. You certainly know how to bring a problem to light and make it important. More people ought to read this and understand this side of the story. I was surprised that you arent more popular given that you most certainly have the gift.

דירות דיסקרטיות בנהריה · 28 de Abril, 2023 às 11:43 am

I was excited to uncover this site. I need to to thank you for your time for this particularly wonderful read!! I definitely savored every part of it and I have you saved to fav to see new stuff in your site.

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *